Segunda-Feira, 11 de Setembro de 2017 às 11:41

Leito de rio que abastece cidade de Miranorte seca e vira estrada

O rio Providência, que abastece cerca de 13 mil moradores em Miranorte, está secando. O leito do rio, onde funcionava um balneário, virou praticamente uma estrada. A água que ainda resta está empossada e não tem forças para correr. Além disso, a mata ciliar, que deveria proteger o rio, foi derrubada e queimada. 

A nascente ainda resiste ao assoreamento, mas está praticamente morta. O estudante de engenharia ambiental Guilherme Bandeira e o gestor ambiental Carlos José fizeram um estudo sobre o rio e a situação é preocupante.

“Esses materiais que estão vindo para cá é devido à supressão de vegetação. Os sólidos e as matérias orgânicas que vêm para cá acarreta o assoreamento do rio", explicou o estudante.

O gestor ambiental argumenta que é necessário sensibilizar a população. “Tem recuperação sim, tem que fazer um trabalho educativo com a população ribeirinha e a população urbana da cidade de Miranorte”.

A quantidade de água que ainda resta é pouca para atender muita gente e ainda é dividida. Ao longo do rio é possível encontrar até um cercadinho, feito para o gado beber. "Ainda não teve o colapso porque o córrego Caititu é um afluente do rio Providência e ele não secou. É ele quem está alimentando ainda. Acima dele, o Providência está totalmente seco", explicou Carlos José.

Ao lado da captação, a vegetação foi queimada. O rio providência tem 135 km de extensão, nasce no município de Barrolândia, banha as cidades de Miranorte, Miracema e desemboca no rio Tocantins que também pede socorro.

O subsecretário de administração de Miranorte, Renato Fisher, informou que o prefeito agendou uma reunião na próxima quarta-feira entre o Naturatins, IBAMA, Ministério Público Estadual para discutir a situação do rio Providência.

Tag's: rio, sexa, alerta, cidade, noticia

Fonte: G1

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADESS