Terça-Feira, 25 de Julho de 2017 às 18:17

Execução de Hino Nacional passa ser obrigatória no TO

 A partir de agora, o Hino Nacional deverá ser executado, uma vez por semana, preferencialmente, na segunda-feira, nas escolas públicas e privadas de ensino fundamental e médio, conforme a Lei nº 3.248, de 24 de julho de 2017, publicada no Diário Oficial do Estado (DOE). O poema do Hino Nacional é de autoria de Joaquim Osório Duque Estrada e a música de Francisco Manoel da Silva.

O professor de direito do curso de Relações Internacionais, campus da Universidade Federal do Tocantins (UFT) de Porto Nacional, Dirceu Marchini Neto comentou sobre o assunto. “Sou a favor da obrigatoriedade de forma que ela estimule o patriotismo saudável. Além disso, é interessante que os professores ensinem aos alunos o significado do hino para que eles aprendam o contexto histórico da canção”, frisou.

A Secretaria de Educação do Estado (Seduc) e a Secretaria Municipal de Educação foram procuradas pelo JTo para comentarem se a prática já acontece nas unidades escolares e se com a lei haverá mudanças, porém não se pronunciarem.

Símbolos

Conforme os incisos I a IV do artigo 1º da Lei de nº 5.700/1971, a Bandeira Nacional, o Hino Nacional, as Armas Nacionais e o Selo Nacional são os quatro símbolos nacionais. Eles são protegidos por lei devendo ser respeitados pelos cidadãos e, em caso de descumprimento, há sanções.

 

Tag's: Tocantins, Palmas, Polícia

Fonte: Jornal do Tocantis

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADESS