Sexta-Feira, 20 de Julho de 2018 às 16:23

CRM-TO diz que faltam médicos no Hospital Regional de Gurupi

O Conselho Regional de Medicina do Tocantins (CRM-TO) relatou à Secretaria Estadual de Saúde uma série de problemas no Hospital Regional de Gurupi, no Sul do Estado, dentre eles a falta de médicos de especialidades básicas para atendimento dos pacientes.


A entidade disse que enviou ofício para a pasta ressaltando que, além da falta de médicos para o funcionamento regular do estabelecimento, não há também diretores técnico e clínico no Hospital, o que acarretaria problemas inclusive no fechamento da escala de plantão. Com isso, o atendimento para a população fica comprometido e os pacientes desassistidos.


Ainda segundo relatos do CRM, há um constante furo na escala, sendo que, ao final do plantão de um médico, não sabe se terá outro profissional substituto para dar continuidade aos atendimentos. “O Conselho avalia que a ausência de atitude da gestão estadual é inaceitável, pois o problema, além de grave, é desrespeitoso e desumano para com os pacientes e profissionais de saúde”, explicou a entidade.


HRG


O Hospital Regional de Gurupi é referência para 18 municípios do Tocantins: Aliança do Tocantins, Araguaçu, Alvorada, Cariri do Tocantins, Crixás do Tocantins, Dueré, Figueirópolis, Formoso do Araguaia, Jaú do Tocantins, Lagoa da Confusão, Palmeiropólis, Paranã, Peixe, Sandolândia, São Valério, São Salvador, Sucupira, Talismã.


O hospital possui 129 leitos SUS, dois centros cirúrgicos, divididos em centro cirúrgico geral, com quatro salas, e centro cirúrgico obstétrico, com três salas. O estabelecimento de saúde atende média e alta complexidade, além de atender internação, urgência e emergência, ambulatório e Serviço Auxiliar de Diagnóstico e Terapia.


O Conselho explicou que, diariamente, cerca de 50 funcionários “buscam dentro da escassez e falta de estrutura” atender mais de 370 mil habitantes de toda a região composta por Ilha do Bananal, Sudeste e Cantão.


O Jornal do Tocantins solicitou posicionamento da Secretaria Estadual de Saúde sobre a situação da unidade e quais medidas serão tomadas para solucionar os problemas citados. O JTo aguarda resposta. 

Tag's: TO, faltam, médicos, hospital, regional

Fonte: Jornal do Tocantis

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADESS