Sexta-Feira, 30 de Junho de 2017 às 13:50

Carros roubados são identificados por radar em tempo real

O programa Guardião Palmas, anunciado pelo prefeito Carlos Amastha na manhã de ontem, possibilitou a identificação, em 24 horas, de 30 veículos roubados em circulação na Capital. Ao todo, Palmas conta com 16 pontos funcionando nas principais vias urbanas, na entrada e na saída da cidade. “O objetivo é ampliar para 22 pontos”, destacou o gestor.

A implantação do sistema não exigiu investimentos extras, pois já está incluso no serviço de fiscalização por radares. O diferencial é que agora ele se torna online, o que permite o envio da informação sobre a passagem do carro furtado naquele local em tempo real ao SIOP e, dessa forma, às demais forças policiais, permitindo uma ação rápida e eficiente na recuperação do veículo. “O sistema online está em fase de teste e ainda estamos articulando e planejando operações com as forças de segurança”, destacou o secretário executivo de Infraestrutura, Serviços Públicos, Trânsito e Transporte, Jocélio Santos.

Para a identificação das placas é utilizado o sistema Optical Character Recognition (OCR) que consiste na captura da placa e busca de ocorrências no banco de dados no Detran. Quando detectado, as forças policiais integradas são acionadas. Fazem parte a Guarda Metropolitana, agentes de trânsito, Polícia Militar e Civil.

Esta tecnologia já é utilizada em São Paulo e a taxa de recuperação de veículos é de 70%. A Prefeitura de Palmas orienta as vítimas de furto ou roubo de veículo a comunicar o crime o quanto antes. “A ligação traz um tempo de resposta mais rápido”, finaliza.

Ainda em fase de teste, o sistema está funcionando em 16 pontos da capital, além da entrada e saída da cidade, que terá mais seis pontos

 

Tag's: Tocantins, Palmas, Polícia

Fonte: Jornal do Tocantis

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADESS