Sábado, 21 de Outubro de 2017 às 19:04 - Atualizado em Domingo, 22 de Outubro de 2017 às 23:54

SEJUC divulga lista de presos que escaparam de presídio

Dez detentos escaparam da Penitenciária Agrícola de Monte Cristo no dia em que foi encontrado um túnel de sete metros na unidade, informou nesta sexta-feira (20) a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc).

A fuga ocorreu na madrugada de terça-feira (17) e somente quatro dias depois é que a contagem geral dentro do maior presídio do estado foi divulgada.

Enoque Santos Silva, o "Pastor", foi um dos dez que conseguiu escapar. Ele já foi recapturado pela Divisão de Inteligência e Captura (Dicap) na madrugada desta sexta em um apartamento do Vila Jardim, zona Oeste da cidade.

De acordo com titular da Sejuc, coronel Ronan Marinho, o recapturado contou que no dia da fuga os presos cavaram um buraco por debaixo do muro e escaparam.

Eles tiveram ajuda de outras pessoas que estavam do lado de fora da unidade para cortar a cerca instalada na muralha do presídio. Ainda não se sabe quem foram os comparsas.

Segundo a Sejuc, não houve fuga pelo túnel encontrado na terça. "A fuga aconteceu entre a guarita três e quatro por um buraco no muro e alguém de fora os ajudou e cortou a cerca eletrificada", explicou Ronan.

Marinho disse que a Dicap segue com as buscas para localizar os outros nove presos foragidos. Quatro dos que escaparam são venezuelanos e dois são integrantes de facção criminosa.

Confira a lista de foragidos e os crimes:

Eurimaicon Nascimento Silva, “Baianinho” - roubo, tráfico e porte ilegal de arma de fogo;

Ramon Jesus Lopes Acosta, o “Pista Loka” - roubo, associação criminosa e tentativa de homicídio;

Tharcisio Sousa Viana, o"Fala Mansa" - furto, latrocínio (roubo seguido de morte) e roubo;

Edson Silva de Melo, o “PC” - furto, roubo e latrocínio (roubo seguido de morte);

 

Ramses Samir Gomes Flores - roubo, associação criminosa e tentativa de homicídio;

Carlos Geraldo Gonsales Garcia - roubo e tráfico;

José Alejandro Carias Gamez - tráfico;

Marcos Denilson de Matos, o "Zé Capeta" - furto e posse ilegal de arma de fogo.

 

Qualquer informação que leve a localização de algum dos foragidos pode ser repassada pelos telefones 190 (Polícia Militar), 197 (Polícia Civil), (95) 99139-9529 e 08002780130 (Dicap).

Sejuc investiga possível facilitação

Segundo Ronan, a Sejuc irá investigar se houve facilitação de servidores que atuam na penitenciária agrícola. A pasta também apura o motivo do alarme da cerca não ter disparado ao ter sido cortada.

"Com apoio de alguém de fora, eles cortam a cerca eletrificada. A gente apura as circunstâncias pra verificar até se houve alguma responsabilidade de alguém do sistema", frisou Marinho.

Tag's: Presídio, fuga, presos

Fonte: G1

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADES