Quarta-Feira, 03 de Outubro de 2018 às 17:50

Mais de cinco mil toneladas de lixo foram retirados do rio Branco

 Durante o ano de 2018, a Companhia de Águas e Esgotos de Roraima (Caerr) realizou pelo menos cinco ações de retirada de lixo das margens do rio Branco. A iniciativa denominada "Caerr nos Rios" vem sendo realizada frequentemente nos últimos anos com o intuito de cuidar do meio ambiente.

 

No último fim de semana, mais uma ação foi realizada e contou com a participação de quase 150 voluntários. Esta foi a 18ª edição, que resultou em quase 13 toneladas de lixo retirados do rio Branco. Conforme cronograma estipulado, outras devem acontecer nos próximos meses.

 

O chefe substituto do Núcleo do Meio ambiente da Caerr, Douglas Melo, informou que a princípio a iniciativa está sendo feita somente em Boa Vista, mas a intenção futuramente é realizar também em outros municípios. Para ele, é preciso haver mais conscientização dos roraimenses.

 

"A quantidade de lixo que a gente vem recolhendo tem se mantido praticamente a mesma. O Caerr nos Rios não é realizado somente em um ponto fixo. São escolhidos os locais estratégicos, onde as equipes atuam recolhendo todo material que está poluindo o meio ambiente", explicou.

 

Melo disse ainda que são retirados do rio os mais variados tipos de objetos, a exemplo de peças de automóveis, geladeira, pneus, garrafa pet, sacola plástica, fogão, cadeira, bem como outros itens. Todo esse material é descartado indevidamente pela população, o que acaba prejudicando o meio ambiente.

 

Todo material recolhido nas margens do rio Branco é levado para um local, onde é feita a separação do que pode ser reciclável e o que deve ser levado para região apropriada, garantindo assim que não volte novamente a prejudicar o meio ambiente.

 

"O pessoal da associação dos catadores de resíduos sólidos junta o que pode ser aproveitado por eles e o restante do material é levado pela prefeitura. É importante que a população também faça a parte dela evitando jogar lixo ou qualquer outro objeto nos rios e igarapés de Roraima. Vamos cuidador e preservar", pontuou Melo.

 

 

PROJETOS

 

O Caerr nos Rios é um dos projetos ambientais que integram o Programa Caerr Socioambiental desenvolvido pela companhia, na capital e no interior. Mas outras ações também são executadas, entre elas, o Reúse- Vire a Página, que atua no reaproveitamento de folhas de papel, Caminhada Ecológica que também realiza a coleta de resíduos sólidos, Caerr de Olho no Óleo com foco na eliminação correta do óleo de cozinha.

 

Além desses, também o Bairro Sustentável com a proposta de sensibilizar a comunidade sobre a importância da sustentabilidade e Educação Ambiental que leva palestras para escolas e outras instituições.

Tag's: TONELADAS, LIXO, RIO BRANCO

Fonte: Roraima em tempo

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADESS