Quinta-Feira, 03 de Maio de 2018 às 16:33

Chuva eleva o rio Branco em 3,4 metros e modifica paisagens em Roraima

O período de inverno se iniciou em Roraima. As intensas chuvas das últimas semanas elevaram o nível do rio Branco em mais de 3,4 metros. O registro da cheia foi feito entre 1º de abril e 1º de maio, conforme régua da Companhia de Águas e Esgotos de Roraima (Caerr).

 

Na últma terça-feira (1º), a reportagem esteve na Ponte dos Macuxi e constatou que os bancos de areia foram cobertos por água.

 

Depois das intensas queimadas e altos índices de focos de incêndio, o inverno começou entre o final de março e início de abril, quando as chuvas se intensificam, principalmente nas cabeceiras do Estado e contribuem para que o nível do rio Branco seja elevado consideravelmente.

 

Entretanto, para esta época de moletons e casacos, segundo Ramon Alves, meteorologista da Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Femarh), a previsão é que tudo ocorra dentro da normalidade.

 

“O período chuvoso em Roraima será dentro da normalidade. Neste primeiro mês, as chuvas permanecem meio ‘tímidas’, ficando um acumulado previsto de 100 a 200 milímetros no máximo. Os meses em que mais chove são junho e julho, que registram uma precipitação de até 350 milímetros”, disse Alves.

 

No dia 1º de abril, a régua da Caerr marcava que o rio Branco estava em -14 metros. Na terça-feira, um mês depois, o índice estava em 3,4 metros.

 

Conforme dados do Corpo de Bombeiros, o inverno mais rigoroso em Roraima foi registrado em 2011, quando o rio Branco atingiu 10,28 metros acima do nível normal. À época, todo o Estado foi afetado, bairros de Boa Vista ficaram alagados, a cidade de Caracaraí teve 85% da área inundada e a BR-174 teve quatro quilômetros de sua extensão submersa.

 

 

CUIDADO COM A CIDADE

 

Durante o inverno, para evitar alagamentos em Boa Vista, equipes da Patrulha da Chuva continuam retirando lixo das ruas. Os serviços podem ser acionados pela Central da prefeitura, por meio do telefone 136. As ações tiveram início em março e fecharam o primeiro mês com 954 toneladas de resíduos removidas dos canais e valas.

 

Os serviços são feitos antes da chegada do inverno, durante e depois do período chuvoso. 

Tag's: Cruva, Rio, Cheia, Paisagem

Fonte: Roraima em tempo

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADESS