Sábado, 02 de Dezembro de 2017 às 09:37

Roteiro geoturístico percorre o centro histórico de Belém neste domingo

Neste domingo (3) o Grupo de Pesquisa de Geografia do Turismo (Geotur) da UFPA realiza em Belém o Roteiro Geo-Turístico “O Arquiteto Antônio Landi e a Belém do Século XVIII: Percorrendo e reconhecendo paisagens no Centro Histórico de Belém do Pará”. A saída será da Casa das Onze Janelas, na Cidade Velha, às 8h30, e o passeio é aberto ao público. Para participar, é preciso preencher o formulário de inscrição.

Durante a caminhada, serão apontadas a geografia, a produção de espaço, a história e a arquitetura da cidade. Os monitores abordarão os patrimônios material, imaterial, cultural e ambiental de Belém. Com esses temas, além de explorar e resgatar a memória socioespacial da cidade, o roteiro visa disseminar práticas de turismo histórico, cultural e patrimonial.

O trajeto será feito a pé e termina por volta do meio-dia, por isso a coordenação aconselha a usar tênis, boné, protetor solar e roupas leves. Também recomenda o uso de capas de chuva ou sombrinhas.

O projeto, vencedor no ano de 2016 do prêmio nacional do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, também ocorre em outros municípios e conta com sete outros formatos: Bairro Cidade Velha; Ver-o-Peso ao Porto de Belém; roteiro da Belle Époque; pelo interior do bairro Campina; Bairro Reduto; Estrada de Nazaré; O Bairro Batista Campos e suas transformações espaciais (Leia mais aqui). Na edição atual, o roteiro está integrado ao Projeto Circular: Cidade Velha.

Tag's: Pará, Geotur,

Fonte: Globo.com

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADES