Terça-Feira, 13 de Novembro de 2018 às 17:45

Operação visa combater tráfico de drogas em escolas

Policiais civis de todo o país participam da operação Anjos da Lei, que visa o combate ao tráfico de drogas nas proximidades e dentro das escolas, públicas ou privadas. No Pará, a operação está sendo deflagrada pela Polícia Civil em Belém e Região Metropolitana, mobilizando policiais de todas as Delegacias, Seccionais de Polícia e Unidades Integradas Propaz (UIPPs), desde as primeiras horas do dia. As equipes policiais estão efetuando investigações sobre denúncias anônimas de tráfico de drogas com objetivo de realizar prisões em flagrante nas imediações e dentro de escolas, e propiciar mais segurança à população.


Até o final do dia, nove pessoas foram detidas em decorrência da operação. Foram cinco prisões em flagrante por tráfico de drogas, três presos por cumprimento de mandados judiciais e uma adoelscente apreendida em flagrante por ato infracional. Todas as prisões foram feitas na capital Belém e nas cidades de Ananindeua e Benevides. Entre os presos em flagrante por tráfico de drogas está Lizete do Socorro da Silva Rodrigues que foi presa com pasta base de cocaína, 12 trouxas da mesma droga e uma balança de precisão. A prisão foi realizada por policiais civis da Seccional da Sacramenta às proximidades da Escola Centro Educacional Aprendiz, na Sacramenta, em Belém. Na Passagem Canaã, no bairro da Terra-Firme, em Belém, foi preso em flagrante Lucivaldo Conceição Monteiro da Silva com uma porção de maconha, por policiais civis da UIPP do bairro. Ele foi abordado perto de um centro comunitário do bairro.


Em Ananindeua, policiais civis da UIPP do Icuí-Guajará apreenderam a adolescente com 350 petecas de maconha, na área de invasão conhecida como Afeganistão, no bairro do Icuí-Guajará. A prisão contou com apoio de policiais militares. Outro preso - um homem ainda não identificado - foi flagrado com drogas e um simulacro de arma de fogo, em Benevides.


Dois dos três presos por mandado judicial foram localizados no bairro do Distrito Industrial em Ananindeua pela equipe da UIPP do bairro. Paulo Ricardo Machado Costa, 24 anos, tem mandado de prisão temporária por homicídio duplamente qualificado, e Delson Pereira Barbosa, que responde por tráfico de drogas, estava na condição de foragido com mandado de recaptura decretado pela Justiça. O outro preso por mandado judicial foi localizado em Benevides.


Ele responde por roubo e está com mandado de recaptura por ser foragido da Justiça. Os presos foram levadas inicialmente às Unidades Policiais para lavratura dos flagrantes por tráfico de drogas e depois encaminhados ao Sistema Penitenciário.


Ao todo, 32 unidades policiais vinculadas à Diretoria de Polícia Metropolitana (DPM) da Polícia Civil receberam aproximadamente 100 Disque-Denúncias para apuração durante a operação "Anjos da Lei". No total, 150 policiais civis foram mobilizados na operação em Belém e região metropolitana. Todas as denúncias são referentes ao crime de tráfico de entorpecentes às proximidades de escolas.


O nome "Anjos da Lei" faz alusão ao título do filme em que policiais se infiltram em instituições de ensino para dar proteção aos estudantes e combater o tráfico de drogas nas escolas.A Operação Anjos da Lei cumpre mandados de prisão e de busca e apreensão em todos os estados do Brasil e no Distrito Federal. De acordo com a Polícia Civil, até o fim do dia cerca de mil prisões deverão ser realizadas. A operação de hoje é a quarta realizada pelo Sistema Único de Segurança Pública (Susp) sob a coordenação do Ministério da Segurança Pública. Segundo o balanço parcial da operação, em todo Brasil, até o final da manhã desta terça-feira, foram efetuadas 166 prisões, sendo três foragidos recapturados, 74 flagrantes, 58 por mandado e 24 apreensões de adolescentes. Além disso, foram apreendidos 21 armas; 4,2 quilos de maconha; 351,94 gramas de cocaína; 698,31 gramas de crack; quatro unidades de ecstasy e 21 de LSD. E ainda sete veículos, 14 aparelhos eletrônicos, 25 celulares e R$ 8.415,00.


O ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann afirmou que a operação contra o tráfico de drogas perto da escola é necessária para evitar que jovens se viciem já na adolescência.

Tag's: OPERAÇÃO, COMBATE, TRÁFICO, DROGAS, ESCOLA

Fonte: O Liberal

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADESS