Segunda-Feira, 27 de Novembro de 2017 às 10:32

Operação combate fraudes na Controladoria Geral da União no Pará

O Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU), em parceria com a Polícia Federal (PF) e o Ministério Público Federal realiza nesta segunda-feira (27) a Operação Controle Institucional, de combate a fraudes no órgão. Cerca de 20 policiais federais e seis auditores da CGU cumprem três mandados de busca e apreensão e três de condução coercitiva, quando a pessoa é levada para depor, nas cidades de Belém e Abaetetuba. A Justiça também determinou o afastamento da função pública dos dois servidores da CGU.

O objetivo da operação é desarticular um grupo que atuava em municípios fiscalizados pela CGU, oferecendo intermediação indevida e auxílio na defesa a ser apresentada ao órgão de controle em troca de vantagens financeiras. De acordo com a CGU, os alvos da operação são dois servidores que se aproveitavam do cargo para obter informações privilegiadas.

As investigações tiveram início no último mês de julho, a partir de denúncia encaminhada à CGU durante fiscalização na cidade de Itaituba realizada por ocasião do 4º ciclo do Programa de Fiscalização em Entes Federativos.

Diante das irregularidades, a CGU iniciou apurações internas e acionou a PF para a investigação conjunta. Os trabalhos consistiram no monitoramento dos acessos aos arquivos de trabalho do órgão e a quebra de sigilo telefônico dos supostos envolvidos. Também é alvo da operação ex-vice-prefeito de Abaetetuba que tinha a função de fazer o primeiro contato com os gestores municipais, apresentando os servidores do órgão de controle.

Em nota, a CGU informou que participou ativamente das investigações e que lamenta o envolvimento de servidores da carreira de Finanças e Controle nas irregularidades investigadas pela operação. O órgão ressaltou que os dois servidores nunca exerceram cargos de coordenação e direção na CGU, não tendo, portanto, competência de supervisão e revisão de relatórios de auditoria e fiscalização em municípios.

Tag's: CGU, PF, Operação Controle Institucional, Pará

Fonte: Globo.com

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADESS