Sexta-Feira, 20 de Abril de 2018 às 14:39

Mais de 800 multas para quem dirige usando celular, no Maranhão

Condutores de veículos que dirigem usando telefone celular, seja para ligação ou enviar mensagens, no Maranhão, foram alvo de 869 multas de janeiro a abril deste ano. Durante todo o ano passado, o número de multas por infrações desta natureza foi de 5.099.


Na direção de qualquer veículo, o condutor não pode usar nenhum dispositivo móvel. Aquele que for flagrado falando ao celular ou mandando mensagens enquanto estiver no volante estará cometendo infração considerada gravíssima.


O Código de Trânsito Brasileiro prevê que os condutores enquadrados cometendo essa infração estarão sujeitos a pagamento de multa no valor de R$ 293,47, além de receber sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).


Usar esse tipo de aparelho aumenta o risco de acidentes expressivamente. Por exemplo, se o motorista destaca atenção quatro segundos para uma rápida olhada na tela do smartphone, ele percorre cerca de 120 metros sem olhar a estrada, tampouco os veículos que estão à sua volta, o que faz com que os reflexos, que poderia ter diante de uma situação de risco, sejam reduzidos.


Capital


Em São Luís, onde a maior parte das multas foi aplicada, a Prefeitura deu início, em fevereiro deste ano, ao videomonitoramento do tráfego em tempo real nas vias da cidade. Executado pela Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), o monitoramento é realizado via Centro de Controle e Operações (CCO), instalado na sede da SMTT.

Nesse novo serviço, as autuações podem ser imediatas e serão aplicadas sobre condutores de carros e motos que estiverem cometendo infrações de trânsito previstas no CTB, tais como falta de cinto de segurança e o uso indevido de telefone celular, além de outras infrações.


Total de multas aplicadas


Dirigir veículo utilizando-se de telefone celular – 392
Dirigir veículo segurando telefone celular – 295
Dirigir veículo manuseando telefone celular – 182


Leia mais notícias em OEstadoMA.com e siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e no Instagram. Envie informações à Redação do Jornal de O Estado por WhatsApp pelo telefone (98) 99209 2564. 

Tag's: multas, dirige, usando, celular

Fonte: Imirante

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADESS