Segunda-Feira, 09 de Abril de 2018 às 11:18

Hospitais regionais vão operar mais de 500 pacientes em mutirões de cirurgias

Os hospitais regionais de Caxias e Timon, da rede estadual da Saúde, estão com mutirões de cirurgias eletivas em diversas especialidades agendadas para o mês de abril. Juntas, as duas unidades farão cerca de 530 procedimentos cirúrgicos em crianças e adultos. A estratégia do Governo do Estado busca garantir a assistência em saúde e celeridade no atendimento nos municípios do interior do estado.


Serão beneficiados pacientes de 11 municípios das duas regionais de saúde. São eles: Timon, Parnarama, São Francisco, Matões, Afonso Cunha, Aldeias Altas, Buriti, Coelho Neto, Duque Bacelar, São João do Sóter e Caxias.
“Estamos trabalhando para que os investimentos em saúde beneficiem ainda mais a população maranhense”, disse o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula.


O Hospital Regional Dr. Everaldo Ferreira Aragão, em Caxias, vai atender 350 pacientes em procedimentos de colecistectomia por vídeo, cirurgia de catarata e cirurgia ortopédica artroscópica. “Escolhemos esses procedimentos porque são demandas reprimidas, principalmente nos municípios menores”, informa o diretor geral Hospital Regional de Caxias, Jefferson Franklin Almada Coutinho.


Já o Hospital Regional Alarico Nunes Pacheco, em Timon, fará um mutirão de cirurgias pediátricas, que beneficiará 30 crianças, e de catarata, para 150 pessoas. Os procedimentos infantis envolvem cirurgias de hérnia, urológica (fimose), correção de frênulo lingual, amigdalectomia, postectomia e de sinéquia vaginal.


“Já realizamos outros mutirões este ano, como de pele em março, e temos tido excelentes resultados. Temos pacientes pediátricos que estavam esperando há mais de três anos, porque não temos atendimento de cirurgia pediátrica. Mas por haver a demanda na região, fizemos um planejamento e resolvemos fazer”, comenta a diretora administrativa da unidade, Gardênia Carvalho de Paula.


Segundo a diretora, todos os pacientes foram regulados pelo Estado e pela auditoria dos Municípios.


Ainda no primeiro semestre, o Hospital Macrorregional da Baixada Maranhense Dr. Jackson Lago, em Pinheiro, fará um mutirão de cirurgias de catarata e pterígio em 300 pacientes. O Hospital Regional de Balsas, por sua vez, fará o mesmo mutirão em agosto também para 300 pacientes.


As unidadesO Hospital Macrorregional Dr. Everaldo Ferreira Aragão tem 116 leitos de internação, 26 deles de clínica médica, 26 de clínica pediátrica, 26 de clínica ortopédica, 26 de clínica cirúrgica, 12 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Estão disponíveis atendimento médico-hospitalar em cirurgia geral, clínica médica, neurologia, ortopedia, cardiologia, urologia, cirurgia plástica (reconstrutiva), proctologia, bucomaxilo e gastroenterologia.


O Hospital Regional Alarico Nunes Pacheco, em Timon, tem 50 leitos e oferece atendimentos nas áreas de clínica médica, pediatria, obstetrícia e cirurgia geral para uma população estimada de 247 mil pessoas. A proposta é realizar mutirões de diferentes especialidades pelo menos uma vez ao mês para agilizar a realização de procedimentos cirúrgicos.


Cronograma


Hospital Regional Dr. Everaldo Ferreira Aragão, em Caxias
11, 12 e 13 de abril – Colecistectomia por vídeo em 30 pacientes
21, 22, 28 e 29 de abril – Cirurgia de Catarata em 300 pacientes
21 e 22 de abril – Cirurgia ortopédica artroscópica em 20 pacientes
Hospital Regional Alarico Nunes Pacheco, em Timon,
4 de abril – Mutirão de consultas pediátricas em 53 pacientes
7 e 8 de abril – Cirurgias de catarata em 150 pacientes
13 de abril – Mutirão de cirurgias pediátricas em 30 pacientes

 

Tag's: Saúde, cirurgia, atendimento, pacientes

Fonte: jornalpequeno

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADESS