Quarta-Feira, 25 de Outubro de 2017 às 18:21

Mais de 23 mil alunos serão avaliados na Prova Brasil 2017

Um total de 23.854 alunos de 233 escolas do ensino fundamental e médio das redes municipal, estadual e particular do Amapá terão os conhecimentos em matemática e língua portuguesa avaliados na Prova Brasil, aplicada em todo o país até o dia 3 novembro, pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Na rede estadual são 23.854 alunos de 233 escolas que realizarão a prova, matriculados da 4ª a 8ª série do ensino fundamental e da 3ª e 4ª série do Ensino Médio. Este é o primeiro ano que os estudantes da terceira série do ensino médio vão participar. Na rede municipal de Macapá, uma média de 4,5 mil estudantes do 5º ano de 46 escolas vão participar.

Todo o calendário da prova é organizado por uma empresa contratada pelo Inep, de forma que nenhuma Secretaria de Educação tem gerência sobre o exame. Os órgãos não têm conhecimento sequer do dia em que a prova é aplicada nas escolas. Além disso, os professores que fiscalizam o exame são contratados diretamente pelo Ministério da Educação (MEC).

Segundo o coordenador do Departamento de Educação de Macapá, Cleiberton Riullen Souza, esse método é para evitar que as instituições influenciem no resultado. A aplicação da prova segue modelos de concurso público, ou seja, os cadernos de questões vêm lacrados.

“A nota é um indicador de toda a educação, onde podemos tomá-las como diagnóstico para a melhoria na qualidade de ensino, podendo elencar quais pontos e quais escolas necessitam de maior atenção e intervenção administrativa e pedagógica”, explica Riullen.

O chefe da Coordenadoria de Pesquisas Educacionais do estado, Cézar Brito, complementa dizendo que o resultado do desempenho é um dos elementos que compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), calculado por escola.

“Essa avaliação externa mede a habilidade do aluno em relação a série que frequenta, avaliando a proficiência deles na leitura e interpretação, e em resoluções de problemas matemáticos. É um excelente parâmetro para vermos como está o desempenho do estudante”, diz.

Em todo o Brasil, cerca de 7,5 milhões de alunos devem realizar a prova este ano, segundo o Inep, e o resultado deve ser divulgado no segundo semestre de 2018.

 

Tag's: Prova, avaliação, educação

Fonte: G1

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADES