Quarta-Feira, 29 de Agosto de 2018 às 17:40

Ações contra Doença de Chagas são intensificadas

 Depois da confirmação de 20 casos de Doença de Chagas nos dois maiores municípios do Estado, a capital Macapá e a cidade de Santana, as autoridades intensificaram as ações preventivas.

 

Na última terça-feira (28), técnicos da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) fizeram exames nos contatos diretos dos casos confirmados da doença. Até o momento, 12 foram registrados. Segundo a Superintendência de Vigilância da Saúde (SVS) do Estado, em Santana foram confirmados 15 casos. Em todos os 27 confirmados, a principal probabilidade de transmissão da doença é o consumo de açaí contaminado.
Publicidade


Segundo o Departamento de Vigilância Epidemiológica de Macapá, os casos mais recentes foram no bairro Pantanal, onde foram registrados três, e no conjunto Macapaba, com dois. Os pacientes já estão em tratamento.

 

A Vigilância Ambiental agora faz a busca ativa nas áreas onde os casos foram registrados para tentar encontra o vetor. O órgão também faz vistorias em batedeiras de açaí e recolhe amostra para análises de qualidade.

 

Durante a coleta, técnicos orientam os manipuladores de alimentos sobre a necessidade de um maior comprometimento acerca das boas práticas de manipulação e armazenamento, de acordo com os princípios de higiene.

Tag's: ações, doenças de chagas

Fonte: SafesNales

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADESS